segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

10 Mitos sobre a sexta-feira 13

Existe um nome só para identificar o medo da sexta-feira 13?
Há uma palavra que designa o pavor da data. É o termo "parascavedecatriafobia", derivado do grego. Terrível por si só, ele tem bem mais de 13 letras (para sossego dos parascavedecatriafóbicos que se amedrontam com este dia).

A mitologia gerada em torno da data vem do cristianismo.?
Há várias teorias sobre o nascimento da superstição. Uma delas se baseia na  Última Ceia. É que a refeição feita por Jesus Cristo teria a presença de 13 homens, sendo o traidor Judas um deles. Para reforçar a superstição, Cristo foi crucificado em uma sexta.

A crença de que o dia traz má sorte vem da Idade Média.?
Além da possível vinculação com o cristianismo, um fato da Idade Média reforça o temor em torno da data. Em 13 de outubro de 1307 os cavaleiros templários – exército ligado à Igreja Católica - foram traídos pelo rei da França Filipe, o Belo, que os submeteu a torturas antes de matá-los.

O primeiro filme da série de terror "Sexta-feira 13" foi lançado neste dia.?
A estreia de Jason no rol de grandes vilões do cinema não ocorreu em uma sexta-feira 13. Nos EUA, o filme estreou em 9 de maio de 1980. Já o mais recente longa da franquia, de 2009, teve outra estratégia de lançamento: estreou em uma sexta-feira 13 em diversos países.

A Nasa já previu a colisão de um asteroide contra a Terra em uma sexta-feira 13.?
Em 2004, a Nasa fez cálculos e concluiu que o asteroide 2004 MN4 teria uma chance em 60 de atingir o planeta em 13 de abril de 2029, uma sexta-feira. Meses mais tarde, em 2005, fotos mostraram que o asteroide passará bem perto da Terra, mas não deve atingi-la.

Há tantas pessoas com medo da sexta-feira 13, que a data chega a causar prejuízos.?
Segundo estudo sobre estresse e fobia de um instituto da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a data gera no país prejuízos que vão de US$ 800 milhões a US$ 900 milhões, com pessoas desistindo de viajar de avião ou fechar negócios por pura superstição.

Paulistanos não podem comprar galinhas pretas na sexta-feira 13.?
Galinhas pretas podem ser compradas na data. Mas há restrições em relação a gatos desta cor. Desde 2003, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo impede a adoção de bichanos pretos na sexta-feira 13 para evitar sacrifícios em rituais de magia.

Acidentes automobilísticos aumentam às sextas-feiras 13.?
Apesar de um estudo holandês apontar que o número de acidentes em sextas-feiras cai, em média, de 7.800 para 7.500 quando o dia é 13, uma pesquisa britânica atesta o  contrário. Segundo o "British Medical Journal", a ocorrência de acidentes cresce 52% nesta data.

Um chocante acidente de avião aconteceu em uma sexta-feira 13.?
Em 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira, um avião que levava jogadores de um time de rúgbi uruguaio caiu na Cordilheira dos Andes. Para sobreviver, seus tripulantes se alimentaram da carne dos passageiros que morriam com o frio. O acidente rendeu até filme ("Vivos", de 1993).


O decreto militar AI-5 foi apresentado ao governo em uma sexta-feira 13.?
O Ato Institucional Nº5, que deu poderes inéditos à Presidência e alterou radicalmente a Constituição, foi apresentado pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva em 13 de dezembro de 1968, uma sexta. O AI-5 foi um marco no endurecimento da censura no regime militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita